segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

COMPERJ COMEMORA UMA DÉCADA DE SONHOS E PESADELOS



Após 10 anos de um lançamento com repercussão até mundial o Comperj completa uma década de existência sem ter o que comemorar tendo produzido apenas expectativa e escândalo. No entanto a má sorte do empreendimento anunciado em momento político-eleitoral e já refém de uma ampla rede de crimes, tem final com data marcada: 2020, com a entrada em funcionamento da Unidade de Processamento de Gás Natural – UPGN - com início das obras previsto par nos próximos dias.

Alterado radicalmente a partir da retomada das decisões que estavam em mãos políticas, a Petrobras busca ainda  interessados para o chamado Trem1 do projeto, uma refinaria, negócio que vem sendo discutido em parcerias estratégicas com grandes empresas internacionais do setor, e que devolveria à Itaboraí o sonho de uma nova realidade econômica, despertado pelo Comperj.
Os recordes de produção do Pré Sal e o cenário econômico mundial conspiram em favor do município que já reconhece o novo modelo do Comperj, longe bastante das expectativas de Eldorado, mas que ainda assim aguarda com ansiedade esses investimentos que trarão de volta os empregos, a arrecadação e desenvolvimento da cidade.

A Petrobras em uma virada corajosa, a partir principalmente das revelações da Operação Lava Jato, paralisou o Projeto Comperj enfrentando a opinião pública, e nas mãos dos acionistas decidiu manter o foco na produção de petróleo.
“Os projetos de produção do pré-sal são, hoje, a principal aposta e foco de investimentos da Petrobras, por sua importância estratégica e alta rentabilidade. Eles são a garantia, junto aos demais projetos do nosso portfólio, de maior previsibilidade para as nossas metas e curva de produção”, afirmou a diretora de Exploração e Produção, Solange Guedes, em junho 2016.

Meses depois a estatal sepultava o que restava do Comperj, com baixa no CNPJ desde setembro de 2013, anunciando em seu Plano de Negócios 2017-2021, a saída dos negócios petroquímicos. O Comperj, enquanto complexo deixava de existir como estratégia da empresa agora com mais e maior responsabilidade societária, deixando as contas das aventuras políticas e dos assaltos ao projeto para a população de Itaboraí e das cidades vizinhas, que acreditaram nas promessas políticas de um novo Eldorado.

Uma década depois a nova realidade do Comperj, no entanto, não é mais tão desanimadora. Se a estatal petista com seus desvarios seduziu centenas de investidores que arriscaram em Itaboraí e encantou milhares de militantes ao ponto da cegueira contra os crimes cometidos ali, a nova Petrobras, ao contrario, se mostra com os pés no chão. Desde o ano passado a empresa se empenha para concluir no prazo necessário a UPGN que beneficiará o excedente de gás em seis áreas do pré-sal da Bacia de Santos.

As melhores chances para Itaboraí, no entanto, estão na capacidade do Comperj para receber uma refinaria de petróleo. Para isso, além da conjuntura nacional e internacional e os sucessivos recordes de produção do pré-sal, concorrem ainda todo o investimento já feito pela Petrobras na cidade, e a infraestrutura iniciada em Itaboraí e municípios vizinhos.

A construção da nova refinaria desde a definição do projeto, a construção do projeto básico e a aplicação das normas e especificações, se constitui em desenvolvimento imediato para o município que inicia aumento de arrecadação, gera empregos e faz circular dinheiro na economia local. O dimensionamento de uma refinaria em Itaboraí não teria o mesmo impacto do projeto inicial do Comperj, detectado em pelo menos 15 municípios da região, mas alcançaria pelo menos cinco cidades vizinhas: Tanguá, Cachoeiras de Macacu, Magé, São Gonçalo e Niterói.



Nenhum comentário :

Postar um comentário