segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

DISPUTA COMEÇA QUENTE

Na política não existe Papai Noel
Se depender dos novos velhos nomes que aparecem na política municipal dizendo que vão disputar vagas na Alerj e na Câmara, em Brasília, sucedendo os Picianni e Cunha, eleitos com votos da cidade, o termo Sucessão só vai ser mesmo apenas o que diz o dicionário Aurélio: Continuação.  Poucas novas opções empolgam o eleitorado e uma dessas, o empresário Ricardo Araujo, conhecido na cidade como "Ricardo Gerânius", já sentiu a temperatura que a chapa promete ter nos próximos meses. Tem sido duramente atacado até em questões familiares, mas, mesmo assim, promete resistir.

- Sei que Posso ser a diferença. Sei a responsabilidade que tenho com a cidade, conheço cada lugar daqui e a gente que mora lá, e nunca tive pretensão política. Então, continuo, quero ser o deputado do povo itaboraiense e não das verbas do município e assim que a legislação permita vou estar em campanha sim.

Parece que os políticos tradicionais avaliaram mal o novo concorrente e Ricardo se mostra cada vez mais disposto a ir às ultimas conseqüências, tanto da candidatura, quanto das acusações que vem sofrendo em rede social, que diz serem caluniosas. Ele já vem montando sua equipe para a campanha e está com diligência na Delegacia de Crimes Virtuais, apurando acusações os prejuízos para ele e para a sua família.

Ricardo Gerânius é do setor de distribuição de combustíveis e é tido como um dos maiores mecenas da cidade, há anos apoiando atividades comunitárias e eventos esportivos no município. Conhecido do meio eleitoral ajudando candidatos, nunca antes se mostrou interessado no jogo  político. Dessa vez, no entanto, não resistiu ao chamado e entrou de cara...mas direto  no chão.

Envolvido pelo ex-prefeito Cosme Salles ele queimou a largada na corrida que espera um nome sem compromissos e comprometimentos com a velha oligarquia itaboraiense. E para piorar, embora ele não comente o caso, é sabido que o namoro rápido terminou de maneira trágica, em uma questão que tanto Gerânio como Cosme dominam como ninguém: dinheiro.

Ferido no orgulho ou porque mexeram com o cara errado, tanto faz, o fato é que pelo menos nesse primeiro momento das disputas que se anunciam, o nome Gerânius é o único realmente novo no páreo, já que nunca havia tido nem mesmo atividades partidárias. Ricardo é conhecido como homem que não foge de lutas e não mensura gastos para suas conquistas. E se mantiver mesmo a sua disposição em se manter no quadro eleitoral, além de se tornar um forte candidato a Alerj detona a corrida eleitoral pela Prefeitura de Itaboraí.

As eleições de 2018 na cidade, embora o desânimo dos eleitores decepcionados com as sucessivas denúncias de corrupção política promete ser das mais disputadas, principalmente pelo cargo oferecido, o de foro especial. Boa parte dos candidatos envolvidos, literalmente, precisa dessa ferramenta jurídica para poder voltar a dormir tranquila, e nesse quesito, pelo menos em questões políticas, Ricardo Gerânio sai na frente, não espera o japonês da federal em seu portão.

Assim, na prática e nas práticas, a política municipal se revela o Quartel de Abrantes, tudo como dantes, e é nas ruas e será nas urnas que os itaboraienses poderão alterar esse  quadro. Entre Ricardo e os políticos tradicionais a disputa está desenhada. Para o primeiro, não importa se vão deixar barato a sua pretensão. O que não lhe falta é dinheiro para se bancar. Os antigos nomes, caso consigam a vitória, dado o tamanho de decepção dos eleitores, será sucessão duas vezes. Uma a de conseguir se manter ainda no cenário político e outra a de êxito e sucesso na empreitada de empolgar o itaboraiense, nesse caso, também, sucessão, mas de sucesso, um grande sucesso.

- É um nome para ser respeitado, sem dúvida, mas a cidade tem esse câncer, o de políticos traidores - comentou um eleitor de Outeiro, desacreditando que mesmo sendo um novo nome, Ricardo, possa se manter desassociado dos tradicionais políticos. Para um outro amigo, esse eleitor de Sérgio Soares, o fato de Ricardo ajudar nas festas mesmo fora de épocas de campanha e sem nunca ter sido candidato pode ser uma diferença realmente.

Cosme Salles, Sérgio Soares e Helil Cardozo, todos os ex-prefeitos da cidade,  além de Ricardo Gerânius, compõe o quadro principal da corrida eleitoral agora na cidade. Cosme e Sérgio já tentaram se mantiver no poder através da candidatura de filhos mas não conseguiram transmitir votos para tanto. Helil não construiu sucessão familiar. Seu filho mais próximo da política preferiu seguir o caminho empresarial, mesmo após uma breve e exitosa experiência como concurseiro.




                                                         

Nenhum comentário :

Postar um comentário