sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

O ARCO METROPOLITANO

Frente parlamentar de Altineu pode ajudar com o Arco Metropolitano

Anunciada em recente reunião com prefeitos da região de Itaboraí, a Frente Parlamentar liderada pelo deputado federal Altineu Cortes tem uma missão urgente: o Arco Metropolitano, no trecho da BR 493, que deve receber investimentos de R$ 153 milhões no ano que vem. A duplicação da estrada no trecho Magé - Manilha que já foi paralisada por suspeita de superfaturamento é parte importante da infraestrutura necessária ao desenvolvimento da região, principalmente pelas necessidades das obras da Petrobras em Itaboraí e até pelas expectativas que trazem o desenvolvimento do petróleo na Costa de Maricá.

A frente criada no mês passado e coordenada pelo deputado Altineu reúne 229 parlamentares de vários partidos e estados brasileiros e entre outros objetivos tem o de articular e integrar as ações do governo e da sociedade civil, podendo e devendo, por tanto, se interessar pela conclusão do Arco Metropolitano que no trecho Magé - Manilha, importante para o desenvolvimento da região.

A duplicação das pistas desse trecho é uma reivindicação antiga, desde antes da Ponte Rio Niterói, do tempo que ainda era a única rota de ligação Norte- Sul do Brasil e caminho obrigatório de motoristas que não quisessem se utilizar das barcaças que faziam transporte de veículos, ligando Niterói ao Rio de Janeiro e a construção do Arco teve seus estudos iniciados em 1970.

Em 2007 o Governo Federal colocou a obra como prioridade, incluindo-a no PAC – Programa de Aceleração de Crescimento. Divido em quatro trechos o Arco  Metropolitano ganhou notoriedade mundial quando sofreu paralisação após se descobrir um novo tipo de Perereca no local, obrigado ações ambientais para preservação daquela espécie. Sobre o arco, ainda, existe a possibilidade de vir a integrar também o município de Maricá ao sistema viário da BR 101.

A verba para o arco faz parte do programa federal  Avançar, que pretende investir  R$ 130,9 bilhões para finalizar 7.439 obras que estão paralisadas. A conclusão do trecho que interessa a Região de Itaboraí será um evento de estimulo a chegada de novos investidores por causa do Comperj que atualmente se resume a uma unidade de processamento de gás natural em Itaboraí, mas que já vive a expectativa de uma nova refinaria da Petrobras, também, no município.

O melhoramento no escoamento do transito na região já obteve um passo importante em agosto passado, quando a ANTT - Agência Nacional de Transporte Terrestre, autorizou a concessionária Autopista Fluminense a duplicar o trecho Niterói - Manilha, da BR 101, uma necessidade do fluxo crescente de transito e de mais segurança para os usuários que constantemente são vitimas de assaltos nas pistas dessa rodovia.

Altineu Cortes Altineu Cortes, PMDB, é presidente da Comissão de Viação e Transporte da Câmara Federal e possui fortes bases no município onde, inclusive, já manifestou pretensão em ser prefeito da cidade. Oportuno,  idealizou agora a frente que se for levada a sério e realmente se mostrar antenada com a realidade da região fora da ótica prefeitista que tem o Conleste, pode se consolidar como a única liderança política dedicada ao Comperj, título que nem mesmo a bancada petista, ainda que nos seus melhores tempos, conseguiu dar a qualquer de seus políticos.



Nenhum comentário :

Postar um comentário